quarta-feira, 8 de maio de 2013

A inclusão da fotografia à Publicidade


O mundo capitalista se tornou um mundo visual. Na sociedade capitalista tivemos a ascensão da publicidade e consequentemente da fotografia, onde se via com grande importância o poder de persuasão  para convencimento de clientes na compra de produtos ou serviços , começou a se ver também a valorização da simplicidade em anúncios. E ai que entra a fotografia, sempre inovando  e se destacando.
Muito se foi pensado na sociedade atual em que as pessoas tem menos tempos para as coisas mais simples, como simplesmente ler algum anuncio, analisar um Outdoor, as empresas de publicidade viram na fotografia um veiculo de aproximação dos clientes muito bem utilizado.
Na maioria dos casos uma foto está para um anúncio, assim como as rodas estão para um carro. A fotografia tem um papel essencial na publicidade moderna. Ela é  capaz de sintetizar conceitos e ideias com um único elemento, temos como exemplo o ditado que diz que “Uma imagem vale mais que mil palavras”
A produção fotográfica é fundamental por caber a ela a função de chamar a atenção do seu consumidor que uma vez fisgado, tem o cérebro processando a imagem em uma forma de leitura.
A fotografia publicitária precisa de bem mais que uma simples luz, local atraente e etc; ela tem que partir de um conceito, contar uma história e carregar um significado, por isso nem sempre ela é uma fiel reprodução do mundo real. Não estamos falando apenas dos anúncios impressos, nos comercias audiovisuais a fotografia contribui na disposição e iluminação cuidadosa dos elementos presentes na cena.
Na publicidade Brasileira, a fotografia vem como um processo de assimilação técnica e criativa da nova linguagem no fazer publicitário. Depois, usos mais inventivos foram experimentados, principalmente, o  gênero do retrato. Essas primeiras experiências abriram caminho para a integração mais plena da fotografia na publicidade e para o estabelecimento de modelos visuais com roupagem modernista. A fotografia é utilizada no Brasil como um veiculo modernista e inovador e explorado ao máximo

Um comentário:

  1. Sou super ligado em novidades na comunicação visual.

    Espero mais o quanto antes.

    ResponderExcluir