O mundo capitalista
se tornou um mundo visual. Na sociedade capitalista tivemos a ascensão da
publicidade e consequentemente da fotografia, onde se via com grande
importância o poder de persuasão para
convencimento de clientes na compra de produtos ou serviços , começou a se ver
também a valorização da simplicidade em anúncios. E ai que entra a fotografia,
sempre inovando e se destacando.
Muito se foi pensado
na sociedade atual em que as pessoas tem menos tempos para as coisas mais
simples, como simplesmente ler algum anuncio, analisar um Outdoor, as empresas
de publicidade viram na fotografia um veiculo de aproximação dos clientes muito
bem utilizado.
Na
maioria dos casos uma foto está para um anúncio, assim como as rodas estão para
um carro. A fotografia tem um papel essencial na publicidade moderna. Ela
é capaz de sintetizar conceitos e ideias
com um único elemento, temos como exemplo o ditado que diz que “Uma imagem vale
mais que mil palavras”
A
produção fotográfica é fundamental por caber a ela a função de chamar a atenção
do seu consumidor que uma vez fisgado, tem o cérebro processando a imagem em
uma forma de leitura.
A
fotografia publicitária precisa de bem mais que uma simples luz, local atraente
e etc; ela tem que partir de um conceito, contar uma história e carregar um
significado, por isso nem sempre ela é uma fiel reprodução do mundo real. Não
estamos falando apenas dos anúncios impressos, nos comercias audiovisuais a
fotografia contribui na disposição e iluminação cuidadosa dos elementos
presentes na cena.
Na
publicidade Brasileira, a fotografia vem como um processo de assimilação
técnica e criativa da nova linguagem no fazer publicitário. Depois, usos mais
inventivos foram experimentados, principalmente, o gênero do retrato. Essas primeiras
experiências abriram caminho para a integração mais plena da fotografia na
publicidade e para o estabelecimento de modelos visuais com roupagem
modernista. A fotografia é utilizada no Brasil como um veiculo modernista e
inovador e explorado ao máximo
Sou super ligado em novidades na comunicação visual.
ResponderExcluirEspero mais o quanto antes.